Descontaminação

Limpeza da boate Kiss entra em sua fase final

"

Após quatro dias de trabalho, a limpeza do prédio da boate Kiss entra em sua fase final. O serviço seguirá durante o final de semana e no feriado municipal de segunda-feira, dia da padroeira de Santa Maria, Nossa Senhora Imaculada Conceição. A previsão é que até a próxima terça-feira a limpeza seja concluída.

:: MP denuncia 37 pessoas em novo processo do Caso Kiss

:: Limpeza da boate segue durante o fim de semana

O trabalho é realizado diariamente das 8h às 18h para evitar transtornos aos moradores das proximidades da casa noturna em função do barulho causado pelos equipamentos usados no serviço.

Até sexta-feira, três contêineres de resíduos já haviam sido retirados de dentro do imóvel. Conforme o técnico da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam), Erny Meinhardt, que acompanha o trabalho da Geo Emergência Ambiental, a expectativa é de que mais dois contêineres sejam necessários para concluir a retirada dos móveis, eletrodomésticos e entulhos.

Um dos contêineres está parcialmente coberto com geladeira, pedaços da estrutura e material de varrição. O outro provavelmente será usado na parte final da limpeza, a partir de domingo explica Meinhardt.

:: Confira uma galeria de fotos dos dias de limpeza

Na tarde deste sábado deve começar a limpeza das paredes e no piso da boate. Ela será feita com panos e detergente, usando o mínimo possível de água. Um aspirador deverá sugar a água usada.

A perspectiva da Fepam é que o trabalho seja concluído na terça-feira pela manhã, quando os dois últimos contêineres serão levados para um aterro de resíduos perigosos em Capela de Santana, na Região Metropolitana.

Provavelmente na terça-feira um representante da Justiça e nós, da Fepam, viremos aqui acompanhar o encerramento das atividades. Mas está tudo dentro do cronograma do plano que nos foi apresentado adianta Meinhardt.

Pertences de vítimas e documentos da boate serão entregues à Justiça

A limpeza na boate Kiss, onde 242 pessoas perderam a vida em decorrência do incêndio ocorrido em 27 de janeiro de 2013, começou na manhã da última quarta-feira. Em um primeiro momento houve um cuidado especial em relação à segurança dos cinco funcionários da Geo Emergência Ambiental que trabalham no local.

Depois, o serviço foi concentrado na procura por objetos pessoais das vítimas. Logo nas primeiras horas de limpeza do prédio, foram encontrados 366 sapatos, 38 peças de roupa, duas carteiras, dois relógios, um celular, um saco plástico com R$ 10, um capacete, um prendedor de cabelo, pulseiras e brincos. Os objetos estavam espalhados, principalmente, perto da saída da boate e nas proximidades dos banheiros.

Segundo Meinhardt, após a conclusão do trabalho será feita uma recontagem de todos os objetos recolhidos no local. O material foi colocado em tambores e permanecerá guardado no interior da casa noturna em uma sala na qual somente a Justiça terá acesso até que seja feita a descontaminação.

A qualquer momento tu podes virar uma mesa e encontrar um relógio, um brinco. O pessoal que está trabalhando é sensível no sentido de recolher imediatamente esses objetos e nós vamos atualizando nossa listagem. No final de tudo, faremos uma recontagem de tudo o que foi levantado, porque nem mesmo escrever é fácil lá dentro explica Meinha"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'A melhor lembrança é que estávamos com ele, em um momento divertido'

Próximo

Maioria dos denunciados teria contribuído para fraudar a consulta popular para abertura de boate

Geral